Sem cheque em branco para Prefeitura, a greve continua!

Manhã de segunda-feira (07/03) – 4º dia da greve

A semana começou com uma nova assembleia, para avaliar os rumos do movimento, decidir sobre o prosseguimento da greve e o calendário da semana. A categoria chegou perto de lotar o auditório da Arena Multiuso de São José.

As principais discussões foram sobre a liminar concedida pelo desembargador do TJ-SC, que apontou o retorno das atividades essenciais e determinou que não haja bloqueios à prestação dos serviços públicos; o encaminhamento dos projetos de lei sobre a regência e demais benefícios à Câmara de Vereadores; e também a declaração da prefeita Adeliana Dal Pont de que negociaria o reajuste se a greve acabasse.

Esclarecidas as medidas legais que o sindicato está tomando e discutida a importância de pressionar na Câmara, os debates seguiram sobre duas alternativas: a continuidade da greve ou um recuo tático para testar a disposição da prefeita Adeliana em negociar.

A maioria das falas argumentou que não podíamos dar nenhum voto de confiança nessa gestão do executivo, que acena pela negociação no mesmo dia em que pede liminar na Justiça decretando a greve ilegal.

Além disso, foi ressaltado o significado simbólico de uma volta ao trabalho, ainda que sob estado de greve: seria mais difícil retornar a mobilização e poderia passar um recado ingrato pra população, de que não há comprometimento com os serviços públicos, como se a decisão por parar e recomeçar a greve fosse trivial.

Por fim, a votação não demonstrou dúvida: a enorme maioria da assembleia votou pela continuidade da greve! Foi tirada uma agenda semanal com atividades diárias, optando pela descentralização da luta com panfletagens nos bairros. A assembleia terminou com um apelo à solidariedade da categoria: lutamos por nós, mas também pelo serviço público e por aquelas que vierão depois de nós!

10658548_1564995040486424_7608904482979079531_o

Foto: Sintram SJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *