Assembleia lotada, decisões esvaziadas… é momento de ganhar corações e mentes para a luta

Na Assembleia Geral de ontem (24/09), lotamos o espaço da quadra do Centro Multiuso, uma presença muito expressiva que chegou perto de mil trabalhadores. Na pauta, repasses da negociação não-salarial com a Prefeitura, a escolha de delegados e a construção da Greve Geral. O SINTRAM recebeu, no dia anterior, respostas da Prefeitura a algumas das exigências colocadas no período de greve. Um aceno positivo foi o compromisso em possibilitar a licença de saúde por até três dias sem a necessidade de passar por junta médica, uma preocupação extra para muitos casos de adoecimento que nossa categoria sofre. Segundo a assessoria jurídica, apenas uma portaria, decreto ou lei complementar poderia garantir a mudança. Ou seja, mesmo onde avançamos, ainda nada está ganho.

No entanto, na hora da pauta mais significativa – a construção da Greve Geral – houve um grande esvaziamento do plenário e uma votação pouco representativa. Os motivos para esse movimento precisam ser compreendidos por quem quer avançar a mobilização. Menosprezar nossa categoria, como muitos fizeram, pode servir para nos sentirmos mais politizados e lavar nossas mãos, mas não ajuda a resolver nenhum dos motivos da desmobilização.

É possível citar o desgaste com a longa greve realizada esse ano, que muitos trabalhadores ainda estão pagando; o desconhecimento ou falta de atenção aos ataques que se aproximam do serviço público; a associação direta entre a luta por direitos, o Fora Temer e um sorrateiro Volta Dilma (pelo qual a esquerda institucional é co-responsável); o momento eleitoral que desvia foco e esforços para uma disputa por votos (muitas vezes sem discutir política); ou mesmo a candidatura de pessoas-chave na agitação da categoria, que tem motivo para desconfiar do giro eleitoral. Por fim, é necessário notar a má condução da assembleia, que teve longos relatos e informes, mas nenhuma discussão coletiva ou espaço para ouvir a base.

A assembleia deliberou o apoio à Greve Geral no dia 22/09 e foi falado sobre uma paralisação de um dia. A verdade é que temos muitos motivos para a luta, mas estamos bem longe de poder mobilizar a maioria da categoria nessa data. Temos um mês para divulgar ao máximo o significado do PLC 257, da PEC241, da reforma trabalhista, reforma da previdência, o impacto do “Escola Sem Partido” em nossas escolas, etc. Só vamos conseguir resistir quando nossa categoria concordar que essa luta é necessária e possível. É hora de ter paciência, mas sem perder tempo: ouvir muito, conversar muito, agitar mais ainda. Com humildade, criatividade e alegria, conquistar corações e mentes para a defesa de nossos empregos e serviços públicos. Se os ricos e políticos brigam para conquistar o poder dos “de cima”, vamos unificar a luta de todas e todos “de baixo”: é por nenhum direito a menos!

dscf6486 dscf6482

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *